Pele oleosa.

Há algum tempo atrás , a Malu (leitora do blog) pediu pra mim fazer post sobre pele oleosa. Ainda não tinha feito, primeiro porque eu fiquei um tempinho sem conseguir loggar e tbm porque eu estava um pouquinho atarefada rsrs' mas coloquei pra mim mesma que, se o blog é um objetivo e uma idealização minha... eu tenho que conseguir conciliar tudo.
Mas vamos parar de enrolação e partir para o que interessa:







A pele oleosa elimina quantidades mínimas porém constantes de gorduras epidérmicas que irão formar, juntamente com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e proteção. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa. . No exame clínico, apresenta-se como uma pele brilhante, poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo. Tendem a formar cravos, geralmente é uma pele irritável.


»»Quais as características da pele oleosa?

  • Pele espessa com poros dilatados ( cravos escuros e claros)
  • Aparência a oleosa
  • Formação de rugas tardias


»»Quais doenças podem estar associadas à pele oleosa?

  • Acne
  • Rosácea
  • Dermatite seborréica
  • Hiperplasia sebácea


»»Como devem ser os produtos para pele oleosa?

Devem normalizar a secreção sebácea, possuir ação calmante e suavizante da superfície, muitas vezes espessa e irritada . Devemos considerar este tipo de pele frágil. Utilizar produtos adequados que não retirem em excesso a gordura da superfície, nem causem irritação.


Dicas para quem tem pele oleosa:

- Evite lavar seu rosto várias vezes ao longo do dia, duas vezes são suficientes. Lavar o rosto toda hora estimula a pele a produzir ainda mais óleo.

- Prefira as maquiagens em pó, as versões cremosas aumentam a oleosidade da pele. Para a base, escolha uma oil-free.

- Esfoliação e peelings são ótimos tratamentos para a pele oleosa, amenizam o aspecto gorduroso da pele e ainda removem as células mortas. Procure fazer também uma ou duas vezes por ano uma limpeza profunda.


Maquiagem para pele oleosa:

A maquiagem para pele oleosa deve ser leve e suave. Prefira sempre produtos líquidos para a cobertura (corretivo e base), que são mais indicados por oferecer uma cobertura leve, sem deixar um aspecto pesado e artificial à maquiagem.

O corretivo serve única e exclusivamente para corrigir pequenas imperfeições ou suavizar manchas que estão isoladas. É válido também aplicar este produto no canto dos olhos, do nariz e da boca, onde naturalmente a pele é mais escura. Sempre em pequenas quantidades e com leves batidinhas, sem arrastar. A cor do corretivo pode ser um tom mais claro da pele. Para casos severos de olheiras, opte por um corretivo que também trabalhe como difusor de luz – iluminador – e que também trata a região, irrigando ou dilatando os vasos sanguíneos e iluminando o olhar. Lembre-se de optar por um corretivo líquido que é facilmente encontrado no mercado.

Para uniformizar a pele, use a base sobre todo o rosto. Este produto também pode ser encontrado em várias opções, porém a mais indicada é a líquida. Para acertar em cheio o tom deste produto com o do rosto, faça um teste aplicando uma pequena quantidade sobre a testa até secar. Se houver diferença de cor, troque! Uma atenção especial também nos movimentos de aplicação da base: respeite a malha muscular do rosto, por isso o produto deve ser aplicado de dentro para fora, em movimentos ascendentes e no pescoço, de cima para baixo.

A pele oleosa possui brilho excessivo, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo), por isso o pó é fundamental para controlar o brilho. Se você tiver a pele normal à seca, aplique apenas na zona T (testa, nariz e queixo). Aplique sempre uma quantidade mais generosa, mesmo que inicialmente a pele apresente um aspecto mais seco que o normal. Aplicar uma quantidade maior garante o aspecto mate e fixa a maquiagem por mais tempo. É importante também reaplicar o produto sempre que notar início de brilho na pele. Para finalizar a cobertura de uma pele perfeita, aplique um produto iluminador sobre vincos ou marcas de expressão, assim teremos um efeito de ótica que disfarça e elimina essas características.

A pele oleosa possui poros mais dilatados que a pele normal. Por isso a cobertura pesada pode “entupir” esses poros, comprometendo o acabamento da maquiagem. Todos os produtos para cobertura de pele (exceto o pó) devem ser líquidos e sem óleo, os chamados “oil-free”.


Receita de máscara facial para pele oleosa:

- Leite

- 3 colheres (sopa) de talco para bebê

- 1 colher (sopa) de mel

Coloque o talco e o mel dentro de uma tigela, adicione o leite aos poucos e mexa até que a mistura atinja uma boa consistência.

Com o rosto limpo, aplique a máscara para pele oleosa por todo o rosto usando um pincel. Deixe agir em torno de uma hora. Em seguida, remova com água morna. O ideal é repetir este processo a cada 15 dias.

*

Bem, espero que tenham gostado das dicas, e amanha eu solto uma listinha com produtos (e seus respectivos valores), indicados para peles oleosas. Beijos.

Fonte : Dicas de Mulher, Dermatologia.

btemplates

2 comentários:

Anônimo disse... [Responder comentário]

Adorei o blog de vocês! :)
Estou seguindo também! bj

http://ei-you.blogspot.com/

Malu disse... [Responder comentário]

Adorei! Obrigada pela atenção Jéssica ^^

Todo mundo corre na vida , tem muita coisa além da internet,
aceita um conselho: marca só um dia, pelo horário que é livre pra tu pra passar só aqui [:

Beijão! Valeuuu

Postar um comentário